Acácia Autopeças - Varejo e Comércio Eletrônico

Nome Fantasia:

Acácia Autopeças

Segmento:

Varejo e Comércio Eletrônico

Sobre o Cliente:

A Acácia Auto Peças é um dos maiores varejos de autopeças do interior do Estado de SP, com lojas em Campinas, Sumaré e Andradas/MG, e um centro de distribuição próprio como parte de sua infraestrutura de logística. A empresa comercializa mais de 30 mil itens destinados a reparação de veículos da linha leve, caminhonetes e de veículos off-road.

Case:

A Acácia contratou a Cálix para atuar num projeto de comércio eletrônico que culminaria no lançamento de sua loja on-line. A Cálix participou ativamente para realizar a integração automática dos sistemas ERP e e-Commerce da empresa. Esta integração deveria sincronizar os produtos e respectivos estoques físicos do ERP para a loja virtual, além dos clientes e seu pedidos realizados na loja virtual para o sistema ERP, com a respectiva baixa do estoque de produtos.

Tecnologias e Ferramentas Empregadas:

Java®: linguagem de programação orientada a objeto desenvolvida na década de 90 por uma equipe de programadores chefiada por James Gosling, na empresa Sun Microsystems®, e atualmente mantida pela Oracle®, a linguagem Java é a linguagem convencional da Plataforma Java, mas não sua única linguagem, pois a plataforma é composta por diversas linguagens, frameworks e extensões para uma gama de dispositivos e plataformas.

Webservices: solução tecnológica amplamente utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes, assim é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, pois podem enviar e receber dados entre si.

Microsoft SQL Server®: sistema gerenciador de Banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft em parceria com a Sybase em 1988 e atualmente mantido pela Microsoft.

Oracle®: sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), da Oracle® Corporation, que surgiu no fim dos anos 70, quando Larry Ellison vislumbrou uma oportunidade que outras companhias não haviam percebido, quando encontrou uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional e descobriu que nenhuma empresa tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. Além da base de dados, a Oracle® desenvolve uma suíte de desenvolvimento chamada de Oracle® Developer Suite, utilizada na construção de programas de computador que interagem com a sua base de dados. A Oracle® também criou a linguagem de programação PL/SQL, utilizada no processamento de transações.

Sybase PowerDesigner®: ferramenta que suporta as seguintes fases e modelos de processo de desenvolvimento de software: modelagem de processos de negócio (especificação visual de stakeholders, suas atividades e zonas de responsabilidade); analise de requisitos (especificação de requisitos em forma de texto); modelagem de casos de uso; arquitetura de software (especificação visual do Modelo Orientado a Objetos); modelagem de estrutural de interação (notação UML); e, arquitetura e modelagem de dados (Modelo Conceitual, Modelo Lógico e Modelo Físico).

Unified Modeling Language® (UML): é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração que permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados para representar: estrutura, comportamento, agrupamento e anotação.


IMPRIMIR