ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico - Setor Elétrico
Nome Fantasia:
ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico
Segmento:
Setor Elétrico
Sobre o Cliente:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN), sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Case:
Em um trabalho de consultoria prestado pela Cálix à ONS, foi realizada a Automação de sua Metodologia de Desenvolvimento de Software (MDS), baseado no expertise da empresa, em vários trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na prestação de serviços de modelagem de processos e sistemas.
Tecnologias e Ferramentas Empregadas:
Sybase PowerDesigner®: ferramenta que suporta as seguintes fases e modelos de processo de desenvolvimento de software: modelagem de processos de negócio (especificação visual de stakeholders, suas atividades e zonas de responsabilidade); analise de requisitos (especificação de requisitos em forma de texto); modelagem de casos de uso; arquitetura de software (especificação visual do Modelo Orientado a Objetos); modelagem de estrutural de interação (notação UML); e, arquitetura e modelagem de dados (Modelo Conceitual, Modelo Lógico e Modelo Físico).
Ultimus Adaptive Business Process Management (BPM) Suite®: é uma ferramenta de Business Process Management integrada para gerenciar o ciclo de vida de processos de negócios, permitindo a automação de processos e sua melhoria contínua, inclui módulos de específicos para gerenciamento, donos de processo e usuários, equipes de TI e analistas de negócios.
Microsoft Team Foundation Server®: ferramenta que oferece uma série de recursos como: colaboração em equipe, controle de versões, gerenciamento de mudanças e de compilações, e relatórios, itens de trabalho personalizáveis, acompanhamento de bugs, atribuição de tarefas e suporte a implementação de metodologias.
Microsoft Visual Studio Team System®: ferramenta que tem como objetivo suportar todo o ciclo de desenvolvimento de software, onde cada uma das ferramentas que compõem o conjunto servem para reduzir a complexidade e facilitar a colaboração entre os membros, resultando em um processo de desenvolvimento mais eficiente e previsível.
Business Process Modeling Notation® (BPMN): notação para de Modelagem de Processos de Negócio e de Arquitetura de Processos da metodologia de gerenciamento de processos de negócio, desenvolvida pela Business Process Management Initiative (BPMI) e atualmente mantida pelo Object Management Group (OMG), que contém de uma série de ícones padrões e definições de modelagem para o desenho de processos, o que facilita o entendimento das partes envolvidas nos processos.
Unified Modeling Language® (UML): é uma linguagem de modelagem não proprietária de terceira geração que permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados para representar: estrutura, comportamento, agrupamento e anotação.
Webservices: solução tecnológica amplamente utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes, assim é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis, pois podem enviar e receber dados entre si.
IMPRIMIR